Cabido de Cardeais

"... o Cabido tem por importante função a de zelar por uma correcta interpretação deste Tratado, por forma a que a Praxe seja sempre respeitada, e as suas noções compreendidas e cumpridas. Em todos os casos duvidosos quanto à correcta aplicação da justiça, em qualquer falta cometida pelo Papa, ou em qualquer outra falta de suma importância, será ao Cabido que competirá ajuizar e dar sentença ou conselho..."

31/10/2011

Reunião com as Comissões de Praxe

Informa-se todas as Comissões de Praxe que se irá realizar uma reunião com o Conselho de Anciãos na quinta-feira(dia 3 de Novembro de 2011) em Gualtar as 18:15 com ponto de encontro no GAA e em Azurém no mesmo dia as 18:30 com ponto de encontro no GAA.

P'lo Cabido de Cardeais

26/10/2011

LUTO ACADÉMICO

O Cabido de Cardeais, vem desta forma participar a todos os membros desta Academia o falecimento de José Barros Martins, funcionário dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho.
Queremos desde já apresentar as nossas condolências pelo sucedido. Deste modo foi decretado Luto Académico nos próximos dias 27 e 28 de Outubro de 2011.

“DO LUTO ACADÉMICO OU NÃO
Quando em luto o Traje sofrerá as seguintes alterações:
- A capa estará traçada ou posta ao ombro com a parte de cima (o bico) caída para a frente, não sendo visível qualquer emblema, dístico, pin ou cor.
- O tricórnio será transportado na mão ou debaixo do braço.
- As Insígnias representativas do curso terão de ser encobertas debaixo do emblema do braço direito.
O luto académico será decretado por um período de 48 horas”

Comunicado sobre as praxes

Tendo em vista o comunicado do Sr.º Reitor António Cunha, relativamente à questão das praxes académicas, nada ostenta perante a proibição das mesmas nos campi da Universidade do Minho.

Tendo em conta o primeiro ponto do comunicado, passando a citar “Não são permitidas, nos campi, acções, habitualmente designadas por "praxe académica", que configurem ofensas à integridade e dignidade humanas;”, todo ele vai de encontro ao que o Cabido de Cardeais e todos os praxantes da Universidade do Minho defendem e, sempre foi defendido, que nenhuma praxe poderá pôr em causa a integridade e dignidade física, psicológica e humana! Essas práticas não poderão ser intituladas de praxes mas sim de actos marginais, que terão de ser reportados e levados às devidas instâncias com competências para poder punir tais actos. O Cabido de Cardeais cita e frisa que a Praxe na Universidade do Minho tem como bases o Bom Senso, a Palavra de Honra e o Respeito, alicerçados no Código de Praxe da Academia Minhota no qual, através dele, se rege a praxe na nossa Casa. É de frisar que o Código de Praxe nunca, leia-se NUNCA, se sobrepõe ao Código Civil e à Constituição da República Portuguesa, sendo que, todos os abusos e acções de má fé são completamente condenados pelo Cabido de Cardeais, não podendo esses serem intitulados de praxe, mas sim de actos marginais e de puro vandalismo.

O Cabido de Cardeais tem vindo a trabalhar durante os anos transactos e, inclusive, no presente ano lectivo, para que o barulho junto aos complexos e edifícios da Universidade do Minho, seja o mínimo possível. Sempre foi da nossa intenção que as praxes não incomodem, nem perturbem, o bom funcionamento das actividades curriculares, das investigações, em suma, do trabalho realizado nos campi da Universidade do Minho, aos quais o barulho também a nós nos afecta pois, para além de praxistas, também somos estudantes da Universidade do Minho. Este empenho realizado para o bom funcionamento, poderá ser “se for necessário”, provado através das postagens no blog oficial do Cabido de Cardeais e através das várias reuniões com as Comissões de Praxe, nas quais é constantemente dito para não se fazer barulho junto às instalações dos campi da Universidade do Minho, de forma a não interferir com o bom funcionamento da mesma!

Faz parte da nossa identidade praxística motivar e incentivar os caloiros a irem às aulas e a nunca faltar! Eles são orientados pelos próprios praxistas para as aulas e para qualquer actividade académica. Denota-se que são as Comissões de Praxe que levam os caloiros para a sessão de Boas Vindas do Reitor, Direcções de Curso e Institutos/Escolas.

Na leitura do Comunicado, as praxes NÃO se encontram proibidas e, na análise dos 3 pontos referidos, o Reitor vai de encontro ao que é defendido no seio Praxista da Mui Nobre Universidade do Minho! Relembramos o lema da Academia - Res ipsas examinare: versus est sciendi modus («o verdadeiro método de saber está em examinar as coisas em si mesmas»).


Cordiais Saudações Académicas

P'lo Cabido de Cardeais

25/10/2011

ADIAMENTO JURAMENTO E BAPTISMO DO CALOIRO 2011/2012

O Juramento e Baptismo do Caloiro 2011/2012 será adiado para data a determinar devido as condições meteorológicas que se vão verificar nos próximos dias.

Estejam atentos ao blog pela nova data.


P'lo Cabido de Cardeais

24/10/2011

JURAMENTO E BAPTISMO DO CALOIRO 2011/2012

O Juramento e Baptismo do Caloiro 2011/2012 em princípio será adiado devido as condições meteorológicas.

Até terça-feira irá ser confirmado aqui no blog.

P'lo Cabido de Cardeais

22/10/2011

Encontro Praxistas

Convocam-se todos os Praxistas para se encontrarem, segunda-feira às 13H00, nos seguintes locais:

- Pólo de Gualtar, em frente ao Prometeu;
- Edifício dos Congregados;
- Pólo de Azurém, em frente à grande nave (junto aos autocarros);

Saudações Académicas

P'lo Cabido de Cardeais

21/10/2011

JURAMENTO E BAPTISMO DO CALOIRO 2011/2012 EM GUALTAR

Informam-se todas as Comissões de Praxe de Gualtar que para a Cerimónia de Juramento e Baptismo do caloiro, a realizar no dia 27 DE OUTUBRO DE 2011 às 21.00 horas no Campus de Gualtar (local de encontro: Prometeu), será necessário cumprir os seguintes requisitos:

• Cada curso terá de levar 3 baldes;
• Trazer 1 garrafão de 5L de água da torneira por cada 3 caloiros;
• Cada caloiro deverá levar um saco de plástico preto de 50L;
• Terão de levar um círio por cada caloiro;
• Levar o estandarte de curso,
• Uma oferenda, que terá de estar fechada e lacrada.

P'lo Cabido de Cardeais

18/10/2011

JURAMENTO E BAPTISMO DO CALOIRO 2011/2012 EM AZURÉM

Informam-se todas as Comissões de Praxe de AZURÉM que para a Cerimónia de Juramento e Baptismo do caloiro, a realizar no dia 26 DE OUTUBRO DE 2011 às 21.00 horas no Campus de Azurém (local de encontro: zona dos autocarros), será necessário cumprir os seguintes requisitos:

• Cada curso terá de levar 3 baldes;
• Trazer 1 garrafão de 5L de água da torneira por cada 3 caloiros;
• Cada caloiro deverá levar um saco de plástico preto de 50L;
• Terão de levar um círio por cada caloiro;
• Levar o estandarte de curso,
• Uma oferenda, que terá de estar fechada e lacrada.

P'lo Cabido de Cardeais

Indignação

Após o desenrolar dos acontecimentos de ontem e de hoje, vimos apelar a todos os praxistas que queiram mostrar a sua indignação, para colocar um post-it (ou algo no género) na boca como forma de protesto a partir das 15h30 de amanhã (19-10-2011) quer trajados ou não.

Saudações Académicas
P'lo Cabido de Cardeais

17/10/2011

Comunicado

No seguimento de alguns acontecimentos verificados nas redes sociais, vejo-me na necessidade de esclarecer alguns pontos:

1 - Não há informação oficial de que haverá proibição de Praxes dentro dos campi de Gualtar e Azurém, logo as Praxes deverão prosseguir normalmente;

2 - Relembro todos os praxistas das indicações dadas por mim, sobre o barulho junto dos complexos. NÃO PODE HAVER BARULHO!!!

3 - É de louvar todos os que queiram trajar, como tal respeitem a arte de bem trajar da Academia Minhota, não se ponham só com capas, pois tal acto não faz parte da identidade da Universidade do Minho, mas sim enverguem o Tricórnio, nosso traje, com todo o respeito e dignidade que ele merece!

4- Relembro que não há nenhuma manifestação de protesto.


Mais esclarecimentos serão dados nas reuniões marcadas.


Saudações Académicas

Papa da Universidade do Minho

Pedro Silva

15/10/2011

Reunião com todos os praxistas

Convoca-se todos os PRAXISTAS (todos os graus hieráquicos) da Academia Minhota para estarem presentes as 18h30 do dia 17 de Outubro de 2011 (segunda-feira) no anfiteatro natural de Gualtar e em Azurém dia 18 de Outubro ce 2011 (terça-feira) as 18h00 na Lola para reunião de extrema urgência.

Apelamos a presença de todos que possam comparecer pois é uma reunião de extrema importância!

Tentem divulgar a reunião a todos o praxistas.

Saudações Académicas
P'lo Cabido de Cardeais

Reunião Extraordinária - Cardeais de Curso

Convocam-se todos os Cardeais de Curso para a reunião com o Conselho de Anciãos as 22:30 no dia 16 de Outubro de 2011(domingo) no BA de Braga.

Saudações Académica
P'lo Cabido de Cardeais

Reunião Extraordinária

Convocam-se todos os Cardeais para a reunião extraordinária de Cabido de Cardeais que se realizará no dia 19 de Outubro de 2011,quarta-feira, pelas 21h00, no BA de Braga.

Papa da Academia Minhota
Pedro Silva

13/10/2011

Dossier de Praxe

O Dossier de Praxe que foi mencionado na reunião com as Comissões encontra-se aqui.

P'lo Cabido de Cardeais

11/10/2011

Reunião com as Comissões de Praxe

Informa-se todas as Comissões de Praxe que se irá realizar uma reunião com as mesmas no dia 12 de Outubro de 2011 em Gualtar as 18:15 com ponto de encontro no GAA e em Azurém no mesmo dia as 18:30 com ponto de encontro no GAA.

P'lo Cabido de Cardeais

04/10/2011

BURLA PAPAL

Todos os Praxantes que desejarem utilizar instrumentos musicais na LATADA ‘11 estão autorizados a transporta-los, mesmo estando Trajados.

Saudações Académicas
Sua Santidade, o Papa
Pedro Silva

Reunião de Cabido de Cardeais

Convocam-se todos os cardeais para a reunião ordinária de Cabido de Cardeais a realizar no dia 10 de Outubro(2ª Feira) às 21H00. O ponto de encontro será no BA de Guimarães.

Os pontos a tratar serão:

1) Informações;
2) Casos de Praxe;
3) Outros assuntos;

Saudações Académicas,
Sua Santidade, o Papa
(Pedro Silva)

03/10/2011

Serenatas Velhas

Informa-se todas as comissões de praxe que não poderá haver praxe durante as Serenatas Velhas.

Saudações Académicas,
P'lo Cabido de Cardeais

Jantar Latada 2011

A todos que quiserem jantar com o Conselho de Anciões após a latada deverão enviar um email para o Cabido de Cardeais (cabidodecardeais@gmail.com) até as 18:30 de segunda-feira (03-10-2011) a confirmar a presença.

Saudações Académicas,
P'lo Cabido de Cardeais

01/10/2011

Reunião Comissões de Praxe - LATADA

Convocámos todas as Comissões de Praxe para uma reunião no dia 3 de Outubro de 2011 em Gualtar as 17H00 com ponto de encontro junto ao GAA, e em Guimarães as 18H00 com ponto de encontro junto ao GAA.

Saudações Académicas,
P'lo Cabido de Cardeais