Cabido de Cardeais

"... o Cabido tem por importante função a de zelar por uma correcta interpretação deste Tratado, por forma a que a Praxe seja sempre respeitada, e as suas noções compreendidas e cumpridas. Em todos os casos duvidosos quanto à correcta aplicação da justiça, em qualquer falta cometida pelo Papa, ou em qualquer outra falta de suma importância, será ao Cabido que competirá ajuizar e dar sentença ou conselho..."

27/09/2007

Juramento/Baptismo do Caloiro

Informam-se todas as Comissões de Praxe que para a cerimónia de Juramento/ Baptismo do caloiro, a realizar dia 2 de Outubro no Campus de Azurém (Entrada da Universidade), ás 21.30 horas e no dia 3 de Outubro de 2007 ás 21.30 horas no Campus de Gualtar (Prometeu), será necessário cumprir os seguintes requisitos

Material por Curso:
Um estandarte de curso
Uma Oferenda

Material por Caloiro:
Círio
Código de Praxe
Saco de Plástico preto de 25 litros
Um Balde de plástico por cada 3 caloiros com agua
Os restantes levam 1 garrafa de plastico (1,5 litros) com água da torneira

23/09/2007

Actividades indicadas para as Comissões

21/09/2007

Reunião de Cabido de Cardeais

Convocatória

Convocamos todos os Cardeais para uma reunião no dia 27 de Setembro de 2007, no B.A. (Braga), pelas 21.30 horas.

Ordem de trabalhos:

1. Informações;
2. Escolha do Cardeal de Curso;
3. Esclarecimentos do Código de Praxe;
4. Novos Cursos;
5. Actividades do Cabido;
6. Outros assuntos

17/09/2007

Código de Praxe 07/08

16/09/2007

Código de Praxe - PARTE 4 - DO CARDEAL DE CURSO

O Cardeal de Curso é o maior cargo hierárquico dentro dos respectivos cursos da academia, sendo que o seu poder se cinge apenas ao seu curso e nos restantes assume o papel de Cardeal (ver apêndice C). Este Cardeal usará uma fita preta de cinco (ou seis) centímetros com uma fita roxa de um centímetro ao centro sobre a fita de Cardeal.

Os deveres deste cargo são o de transmitir ao Conselho de Anciãos o processo evolutivo da praxe de curso, solucionar qualquer diferendo que nela possa ocorrer, incutir o espírito académico e o modo de estar do respectivo curso.

Ele responderá perante o Conselho de Anciãos e o Cabido de Cardeais que supervisionará a sua actividade. Caso o cargo não esteja a ser desempenhado com rigor, o Conselho de Anciãos ou Cabido de Cardeais poderá demitir o Cardeal. No Caso de demissão ou destituição, o Conselho de Ancião nomeará outro Cardeal de Curso até ao final do ano lectivo.

Para a sua escolha, o Cardeal terá de comparecer na reunião de Cabido realizada para esse efeito onde será eleito por maioria simples (50% dos votos mais 1). A Comissão de Praxe do respectivo ano tem de indicar um Cardeal para este cargo, isto não invalida a possibilidade de outro Cardeal se candidatar, sendo o Cabido de Cardeais o órgão que tomará a decisão.

Este cargo poderá prolongar-se de um ano para o outro e este Cardeal tem de ter presença obrigatória em todas as reuniões de Cabido de Cardeais, caso não possa comparecer, tem de apresentar uma justificação ao Conselho de Anciãos.

13/09/2007

Folha inscrição para a Imposição de Insígnias de Cardeal

Imposição de Insígnias de Cardeal

O Cabido de Cardeais convoca todos os cardeais para a Imposição de Insígnias de Cardeal, a realizar no dia 19 de Setembro pelas 19:00h, no pólo de Azurém e no dia de 20 de Setembro pelas 18:00h, no pólo de Gualtar.

A Imposição de Insígnias de Cardeais é inevitável para o crescimento académico do Cardeal.

A Imposição de Insígnias de Cardeal engloba a oferta da fita de Cardeal, o diploma de Cardeal, jantar e brindes.

As inscrições estão abertas no GAA de Braga, no GAA de Guimarães e na sala do Cabido de Cardeais em Braga, a partir do dia 12 de Setembro de 2007.

Inscreve-te desde já!!!!!!

Saudações Académicas.

11/09/2007

Formulario para as Comissões 2007/08

Cardeal de Curso

Informa-se que a partir deste ano lectivo será nomeado um Cardeal para supervisionar a praxe de cada curso.

A Comissão de Praxe deverá apresentar um candidato que será eleito em reunião de Cabido de Cardeais sendo a sua presença indispensável.

Os demais, Cardeais, interessados poderão também candidatar-se na mesma reunião.
Esta reunião terá lugar no dia 27 de Setembro em Braga às 21h30. (Vai ser colocado um edital para formalizar a reunião)

10/09/2007

Comissões de Praxe 2007/08

Informa-se as comissões de Praxe que terão de entregar as fichas da constituição da respectiva comissão até dia 18 de Setembro.

Ela terá de:
“ser constituídas, no mínimo, por um Presidente, um Vice-Presidente, três Freis ou Freiras e também devem indicar um Cardeal para assumir o cargo de Cardeal de Curso (capitulo VII) caso não haja um Cardeal o Cabido de Cardeais ou Conselho de Anciões nomeará um.”
E também:
“Por último, mas não com menor importância, é ainda da competência da Comissão de Praxe entregar uma lista com todos os nomes, números de aluno e e-mail de todos os elementos que a constituem, bem como os contactos (telefónico e e-mail) do Presidente e Vice-Presidente de Comissão.”

Esta entrega será efectuada entre as 21:30 e 00:00 na sala do Cabido de Cardeais que se situa na Rua D. Pedro V no 2º andar. (Sede da AAUM BA) em Braga.

O formulário está disponível nos G.A.A. (Gabinete de Apoio ao Aluno), on-line e na sede.

As reuniões com as Comissões são no dia 19/9 ás 17:00 em Azurém e 20/9 ás 16:00 em Gualtar. O ponto de encontro é nos respectivos G.A.A.

As comissões terão de elaborar um plano de praxe para o ano de 2007/08.
Esse Plano tem de conter:
Os objectivos e seu desenvolvimento
As actividades
E demais informações relevantes.
Este plano tem de ser entregue ate ao dia 24 de Setembro na sede do Cabido de Cardeais.

Para alguma dúvida postem no Blog !

06/09/2007

Comissões de Praxe do Ano 2007/08

Assim que possível será disponibilizada a informação necessária para o regular funcionamento da Praxe do ano 2007/08.

Obrigado