A todos os membros da comunidade Praxística da Academia Minhota,
Nas últimas semanas fomos assoberbados por inúmeras denúncias de assédio, alegadamente por parte de membros da comunidade Praxística e que vêm conturbar o normal funcionamento da Praxe. O Cabido de Cardeais vem assim reforçar que não compactua e repudia este tipo de comportamentos, seja em contexto praxístico ou qualquer outro. Desta forma, estamos e estivemos sempre atentos a qualquer tipo de abuso por parte de qualquer praxista que queira tirar partido da comunidade que está inserido para benefício próprio.
Encorajamos veementemente que as vítimas de assédio em Praxe nos informem dessas situações, por e-mail (
cabidodecardeais@gmail.com) ou contacto telefónico (junto de qualquer membro do Conselho de Anciãos), a modo que seja possível, aos poucos, restaurar o sentido de tranquilidade e prevenir este tipo de situações em que a Praxe não se revê. Relembramos que as vítimas poderão sempre permanecer no anonimato sendo, contudo,
essencial que o agressor seja identificado.
Estas denúncias serão vistas somente por um número restrito de pessoas, de modo a salvaguardar os interesses e segurança da vítima.
Garantimos que, sendo-nos chegadas oficialmente, nenhuma das acusações será levada de ânimo leve e, identificado o agressor, o mesmo será chamado a Cabido, dando-se seguimento, desta forma, aos procedimentos existentes dentro da nossa comunidade capazes de restabelecer a justiça.
No caso de não se sentirem confortáveis em reportar a situação dentro das opções descritas acima, poderão falar com um membro da Comissão de Praxe ou com o Cardeal de Curso, de forma a que todas as denúncias cheguem a alguém que possa iniciar o processo.
Mais acrescentamos que em caso de assédio, este deve ser comunicado não só ao Cabido de Cardeais mas também às autoridades competentes. Apenas estas poderão tomar medidas legais de forma a apurar responsabilidades. O Cabido de Cardeais pode e vai sancionar severamente qualquer um, independentemente do grau hierárquico na Praxe da Academia Minhota, no caso de se verificar que a denúncia se sustenta por provas concretas e testemunhas.
Cada um de nós, dentro da Comunidade Praxística, tem um papel fundamental para que estes casos sejam reportados. Iremos, mais do que nunca, continuar a lutar para que os valores da Praxe imperem: o Respeito, o Compromisso, a Entreajuda, o Companheirismo e a Igualdade.
A Praxe, tal como a conhecemos, é sinónimo direto de inclusão e, sobretudo, de união e será sempre um dos seus objetivos acolher e fazer os possíveis para que toda a comunidade se sinta segura.
Na Praxe da Academia Minhota não há espaço para qualquer tipo de assédio!Outras linhas de apoio que podem contactar:
116 006 - Linha de Apoio à Vítima das 9h às 21h
www.apav.pt ou apav.sede@apav.pt
Saudações Académicas,
P'lo Cabido de Cardeais