Cabido de Cardeais

"... o Cabido tem por importante função a de zelar por uma correcta interpretação deste Tratado, por forma a que a Praxe seja sempre respeitada, e as suas noções compreendidas e cumpridas. Em todos os casos duvidosos quanto à correcta aplicação da justiça, em qualquer falta cometida pelo Papa, ou em qualquer outra falta de suma importância, será ao Cabido que competirá ajuizar e dar sentença ou conselho..."

02/10/2020

Comunicado aos novos alunos

         A todos os novos alunos da Academia Minhota.

         Começaram a dar os primeiros passos na nossa mui nobre casa. Esta casa também é, a partir de hoje, vossa. Passarão aqui os próximos anos das vossas vidas, os melhores que vocês poderiam desejar. Aqui viverão alegrias, conquistarão desafios e superarão dificuldades. Mesmo os dias mais cinzentos ficarão na vossa memória como sinal de superação e esperança.

         Não é de todo o ano que vos queríamos dar. A nossa forma de viver, que tanto nos é querida, carece de contacto. Contacto esse que não nos é possível fazer como antes. Existe uma necessidade de adaptação para mantermos vivo algo que nos está no sangue. E é isso que nos propomos a fazer em nome de todas as tradições académicas do Minho.

       Em cada Praxante, um mentor. Em cada Noviço ou Noviça, um guia. Em cada caloiro, um companheiro, um amigo. Esta é a premissa que têm que ter presente nas vossas mentes. Estamos cá! E quando o digo, refiro-me a todos os membros da comunidade praxística, que estão cá para vos ajudar e para vos amparar. Não estamos aqui somente para ditar ordens. A praxe é integração! A praxe é aprendizagem! A praxe é família! Lembrem-se disso.

         Aproveitem tudo o que a Universidade do Minho tem para vos dar. Aproveitem a passagem por estes anos. Aproveitem a viagem deste novo tempo que já é memória.

Cordiais Saudações Académicas,
O Papa da Academia Minhota
Pedro Domingues
(Millennium I)