Cabido de Cardeais

"... o Cabido tem por importante função a de zelar por uma correcta interpretação deste Tratado, por forma a que a Praxe seja sempre respeitada, e as suas noções compreendidas e cumpridas. Em todos os casos duvidosos quanto à correcta aplicação da justiça, em qualquer falta cometida pelo Papa, ou em qualquer outra falta de suma importância, será ao Cabido que competirá ajuizar e dar sentença ou conselho..."

14/07/2020

Comunicado à Comunidade Praxística

Embora o Cabido de Cardeais tenha inicialmente tentado, reunindo todas as condições necessárias e mediante as regras da DGS, possibilitar um fim menos doloroso para os respectivos caloiros e praxantes, que já perderam bastantes  eventos fulcrais para o seu futuro na praxe minhota, garantir que ainda seja possível manter a praxe viva no futuro, foi deliberado e decidido que a Praxe 2019/2020 cessa de imediato.  A partir desta data todos os caloiros passam de imediato ao grau hierarquico de Novilhos e, aquando da validação da sua segunda matrícula são automaticamente reconhecidos como Noviços.

A todos os caloiros, felicitamos esta sua nova etapa na vida praxística, esperando que estejam conscientes de tudo o que esta família e tradição acarretam. Convictos que são o futuro da praxe da Academia Minhota, esperamos que mantenham a emoção e a garra que tão bem nos caracterizam.

Aos finalistas, é com muita honra que vos felicito por mais uma etapa da vossa vida académica. Esta etapa, muito esperada por vós, é o culminar de muitas dificuldades superadas. Agora é o momento da passagem à vida que tanto ambicionaram e para qual vos desejo muito sucesso. Esta Academia que um dia vos acolheu será sempre a vossa casa. Ficará para sempre marcada , em cada canto das respectivas cidades a vossa passagem, a vossa alegria e as vossas vozes. 

Sabemos que não é o fim idealizado, sabemos que este ano todo o espírito da Praxe da Academia Minhota, da qual tanto nos orgulhamos de pertencer, não foi sentida da mesma forma. No entanto, estamos todos conscientes do esforço que todos fizeram dentro das possibilidades para manter esta chama acesa e partilhamos, tal como vós, a tristeza de não ser possível mais e melhor e de dar a todos a oportunidade de viver e sentir como todos os outros que por aqui já passaram. Lamentamos tudo isto e ao mesmo tempo agradecemos. Agradecemos que, embora a Praxe ao longo destes anos tenha sido incompreendida, injuriada, maltratada e discriminada, por quem a deveria entender e apoiar, tenham estado connosco, dando continuidade a uma secular tradição, no esforço conjunto para a manter viva mesmo contra uma pandemia que nem o código de praxe previu. 

Enquanto houver vozes que se lembrem de quem somos, de onde viemos, qual o nosso intuito e para onde vamos, tal como todos vos e todos nós, a Tradição Académica da Academia Minhota perdurará ao longo de muitas mais gerações.

Saudações Académicas,
O Papa da Academia Minhota
Pedro Domingues
(Millennium I)