Cabido de Cardeais

"... o Cabido tem por importante função a de zelar por uma correcta interpretação deste Tratado, por forma a que a Praxe seja sempre respeitada, e as suas noções compreendidas e cumpridas. Em todos os casos duvidosos quanto à correcta aplicação da justiça, em qualquer falta cometida pelo Papa, ou em qualquer outra falta de suma importância, será ao Cabido que competirá ajuizar e dar sentença ou conselho..."

29/09/2021

Comunicado à Comunidade Praxística.

A todos os membros da comunidade Praxística da Academia Minhota.

    Com a decisão tomada pelo conselho de ministros, o nosso país está agora no terceiro nível de desconfinamento. A partir do dia 1 de Outubro, várias restrições serão levantadas, devolvendo-nos assim um pouco da normalidade da qual todos nós mais ansiamos. Porém, nem toda a normalidade é devolvida, continuam e continuarão a existir sempre certas restrições que ajudarão a prever o contágio do vírus, mantendo-nos assim seguros, a nós e aos nossos familiares.

    Após a avaliação deste nível de desconfinamento, o Cabido de Cardeais da Universidade do Minho, Órgão Máximo da Praxe Minhota, decidiu que a partir do dia 4 de Outubro, serão permitidas as praxes presenciais ÚNICA e EXCLUSIVAMENTE seguindo os seguintes moldes:

    - Obrigatoriedade do uso de máscara.

    - Garantir a desinfeção das mãos sempre que necessário.

    - Manter o distanciamento dentro e fora dos blocos.


    Relembramos que apesar de tudo, vocês representam não só o vosso curso e as vossas tradições, mas também esta mui nobre Universidade. Com isto, garantam que são aplicadas estas medidas SEMPRE, sendo em contexto praxístico ou quando trajados pois a responsabilidade que vos é naturalmente incutida a partir do momento em que o envergam, consubstancia em si nos dias de hoje, um sentido ainda maior e mais elementar do que o normal. É certo que o nosso momento voltou, agora mais forte do que nunca. Contudo, todo este esforço só será recompensado se o bom senso imperar. Protejamos a tradição protegendo-nos a nós mesmos.


Cordiais Saudações Académicas,
O Papa da Academia Minhota,
Christian Caetano.
(Honorium I)