Cabido de Cardeais

"... o Cabido tem por importante função a de zelar por uma correcta interpretação deste Tratado, por forma a que a Praxe seja sempre respeitada, e as suas noções compreendidas e cumpridas. Em todos os casos duvidosos quanto à correcta aplicação da justiça, em qualquer falta cometida pelo Papa, ou em qualquer outra falta de suma importância, será ao Cabido que competirá ajuizar e dar sentença ou conselho..."

22/12/2014

Praxe Solidária de Natal

Mais um Natal, mais uma Praxe Solidária organizada pelo Cabido de Cardeais!

A "Praxe Solidária de Natal" é uma actividade que já se realiza desde 2011, que consiste na angariação de bens alimentares por parte da Comunidade Praxista, para posteriormente serem doados a instituições que prestam apoio social de Braga e Guimarães, cidades onde se situam os Campi de Gualtar e Azurém.  

Durante cerca de duas semanas os praxistas da mui nobre Academia Minhota rumaram ao centro das cidades que os acolhem, abordando a comunidade civil com o objectivo de angariar os respectivos bens alimentares. Esta iniciativa culminou, nos passados dias 17 e 18 de Dezembro ( em Braga e Guimarães, respectivamente) com a entrega dos alimentos angariados. 

Foi  com enorme  alegria que o Cabido de Cardeais, enquanto organizador, constatou que foram ultrapassadas todas as expectativas após a contagem dos bens recolhidos. 
É com enorme orgulho que o Cabido de Cardeais anuncia que nesta edição da "Praxe Solidária de Natal" houve um aumento significativo dos bens angariados, tendo duplicado em Braga e aumentado cerca 40% em Guimarães. Foram, assim, angariados no total 3347 bens alimentares. 

Em Braga foram angariados 2535 bens alimentares, que foram distribuídos irmãmente por três instituições, tendo recebido cada uma 845 alimentos. Sendo as instituições apoiadas em Braga: a Junta de Freguesia de Gualtar, a Junta de freguesia de S. Victor e a Cruz Vermelha de Braga ( através da campanha "Em Dezembro a Música vai ser outra").
Em Guimarães foram angariados 812 bens alimentares, que foram, mais uma vez, entregues à Fraterna - Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social.  

Resta ao Cabido de Cardeais agradecer a todos os intervenientes nesta iniciativa, aos que deram o seu donativo, ao BA de Braga por disponibilizar o espaço para a recolha e organização dos alimentos, à Dona Cila pela hora extra e por nos ter aturado...e em especial às Comissões de Praxe e caloiros, dos cursos de Braga e Guimarães, pelo empenho e tempo disponibilizado!
.
Mais uma vez, mostrámos o espírito solidário da Praxe da Academia Minhota, proporcionando, com este "bocadinho" que cada um de nós deu, um Natal mais digno e aconchegante a muitos :)

P'lo Cabido de Cardeais


Fica a listagem dos bens angariados: