Cabido de Cardeais

"... o Cabido tem por importante função a de zelar por uma correcta interpretação deste Tratado, por forma a que a Praxe seja sempre respeitada, e as suas noções compreendidas e cumpridas. Em todos os casos duvidosos quanto à correcta aplicação da justiça, em qualquer falta cometida pelo Papa, ou em qualquer outra falta de suma importância, será ao Cabido que competirá ajuizar e dar sentença ou conselho..."

09/09/2013

Mensagem de boas vindas aos caloiros:


Caros Caloiros 2013/2014,

Bem-vindos a este grande Templo do Saber!
É com grande orgulho que assisto a mais um momento de renovação e rejuvenescimento na vida da Universidade do Minho, agora como Papa da Academia Minhota.
Desde o século passado que o espírito académico é uma marca da Praxe nesta Universidade, que possui sólidas e respeitadas tradições que a todos enchem de orgulho.
A Praxe é tradição, é tricórnio, é amizade, é competitividade, é entreajuda, é saudade! Pertencer à Praxe é pertencer à Academia e sentir que estamos amparados, tanto pelas Comissões de Praxe, Padrinhos e colegas caloiros, bem como pelos Cardeais, Conselho de Anciãos e Papa.
Através do processo de integração que ira ser proporcionado pelas vossas comissões, há ainda outros factores que vos podem ajudar a crescer, como os nossos Grupos Culturais e Académicos.
Tenham mente aberta para aprender e apreender o espírito académico desta casa que orgulhosamente vos acolhe. Sejam pro activos, competitivos, solidários e humildes, pois são valores que irão favorecer a vossa vida académica e profissional.
Participar nas actividades praxísticas é aumentar o conhecimento, mas sem nunca descurar o objectivo primário que é estudar e finalizar o curso com sucesso.
Posso transmitir-vos desde já um sentimento comum dos estudantes da Universidade do Minho, a melhor fase da vivência académica é o ano de caloiro! Esta é a casa que vos ira acolher nos anos vindouros, e onde certamente irão viver algumas das experiências mais marcantes e enriquecedoras das vossas vidas.
A todos vós felicidades, sucesso e BOA PRAXE!


A Papa da Academia Minhota,

Maria Antónia Ferreira Canelas
(Papa Ferreirinha VII)

Etiquetas: