Cabido de Cardeais

"... o Cabido tem por importante função a de zelar por uma correcta interpretação deste Tratado, por forma a que a Praxe seja sempre respeitada, e as suas noções compreendidas e cumpridas. Em todos os casos duvidosos quanto à correcta aplicação da justiça, em qualquer falta cometida pelo Papa, ou em qualquer outra falta de suma importância, será ao Cabido que competirá ajuizar e dar sentença ou conselho..."

07/09/2006

Mensagem de boas vindas aos caloiros

Caros Caloiros:

É com grande alegria que assisto a estes momentos na vida da Universidade do Minho, pois a renovação que eles reproduzem faz rejuvenescer o seu espírito.
Sendo vosso o protagonismo e responsabilidade de mais um destes momentos, gostaria de dar-vos as boas vindas, caloiros de 2006/07, a esta casa que vos irá acolher durante os próximos anos, e onde certamente terão algumas das experiências mais marcantes e enriquecedoras das vossas vidas.
Embora jovem, esta Academia possui já vastas, sólidas e respeitadas tradições que a todos enchem de orgulho, e estamos a contar convosco para as honrar e fazer perdurar nos anos que se seguem.
A Praxe é uma parte fundamental dessas tradições e é também através dela que pretendemos integrar-vos e incutir-vos o sentimento de pertença a esta grande Academia. Durante este período inicial, serão criados laços e amizades que perdurarão ao longo do percurso académico e mesmo após este.
Para que tudo isto aconteça é necessária da tua parte uma postura aberta, com espírito de camaradagem e de boa disposição, sempre receptivos a todos os valores que os praxantes têm para vos professar.
Posso transmitir-vos desde já um sentimento comum a todos os estudantes da Universidade do Minho, a melhor fase da vivência académica é o ano de caloiro.
Aproveitem-no e Boa Praxe!

Saudações Académicas